Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012

Atividade bancária e a aplicabilidade do CDC


Atividade bancária e a aplicabilidade do CDC

As discussões jurídicas relacionadas aos contratos bancários ganharam importância com a lei 8079/90, que estabeleceu as regras a serem respeitadas nas relações de consumo entre consumidores e fornecedores,
Os estabelecimentos bancários, como qualquer outro estabelecimento comercial, tem como objetivo principal o lucro. Embora definidos como fornecedores pelo art 3º do Codigo de Defesa do Consumidor, há grande discussão no meio jurídico, quanto a efetiva incidência de normas de proteção aos contratos firmados entre cliente e instituição bancária, uma vez que não haveria como se falar em relação de consumo relacionada aos contratos assinados entre clientes e instituições bancárias.
Há outras posições a serem consideradas, como a de Luiz Rodrigues Wambier, que acredita que os contratos bancários, são relações de consumo , assim diz: "Se, todavia, o tomador dos recursos se utilizou do montante obtido por meio de operação de crédito (em sentido amplo) para a realização de atividades próprias, tanto de produção quanto de consumo, estará efetivamente consumindo aqueles recursos e, com isso, sujeitando a operação bancária ao crivo do CDC." (WAMBIER, Luiz Rodrigues. Os Contratos bancários e o Código de defesa do Consumidor. In Revista de Direito do Consumidor. São Paulo: RT, Vol. 18, Abr./Jun. 1996, p.127).
Há ainda que ser demonstrada posição de Fabio Ulhoa Coelho, que define a atividade bancária e a compara com outros ramos como a atividade industrial, assim estabelecendo uma identidade entre ambas e deixando claro que mesmo nos contratos é a atividade bancária, uma atividade entre fornecedor e consumidor: “Por atividade bancária entende-se a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros em moeda nacional ou estrangeira. Esse conceito abarca uma gama considerável de operações econômicas, ligadas direta ou indiretamente à concessão, circulação ou administração do crédito. Estabelecendo-se paralelo entre a atividade bancária e a industrial, pode-se afirmar que a matéria prima do banco e o produto que ele oferece ao mercado é o crédito, ou seja, a instituição financeira dedica-se a captar recursos junto a clientes para emprestá-los a outros clientes.” (COELHO, Fabio Ulhoa, Curso de Direito Comercial, 1994, p.174).
Com o mesmo posicionamento ainda é possível trazer posição de Nery Junior, que diz : “O problema da classificação do banco como empresa e de sua atividade negocial, tem-se que é considerado pelo artigo 3º, caput, do Código do Consumidor como fornecedor, ou melhor, é considerado como um dos sujeitos da relação de consumo [...] O produto da atividade negocial do banco é o crédito; agem os bancos, ainda, na qualidade de prestadores de serviço quando recebem tributos mesmo de não clientes, fornecem extratos de contas bancárias por meio de computador.” (NERY JUNIOR, Nelson, Direito do Consumidor, 1992, p.304).
Dessa forma o argumento de que não poderiam ser aceitos como relação de consumo os contratos bancários, pois não haveria como se consumir dinheiro e assim não poderia existir relação de consumo não é valida, tendo em vista que o dinheiro é um bem consumível, definido assim pelo código civil, e dessa forma, o argumento torna-se inválido.
Outro argumento que era utilizado para a não incidência do Codigo de Defesa do Consumidor nos contratos bancários é o de que não haveria destinatário final ao credito, uma vez que a função do  mesmo seria de circular riquezas, porém pode não pode ser o cliente obrigado a manter o crédito em sua posse.
Assim explica Nelson Nery Junior que diz: “ havendo a outorga do dinheiro ou do crédito para que o devedor o utilize como destinatário final, há a relação de consumo que enseja a aplicação dos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor. Caso o devedor tome dinheiro ou crédito emprestado do banco para repassá-lo, não será destinatário final e, portanto, não há que se falar em relação de consumo. Porém, o ônus de provar que o dinheiro ou crédito tomado pela pessoa física não foi destinado ao uso final do devedor, é incumbido ao banco.” (NERY JUNIOR, Nelson, Direito do Consumidor, 1992, p.459).
Outro argumento é o de que o crédito obtido será utilizado como fator de produção, não havendo consumo final pelo cliente, porém não há presunção alguma que o credito será sempre utilizado como meio de produção, não sendo no contrato bancário pactuado algo nesse sentido, ficando dessa forma prejudicado o argumento, além disso a obtenção do crédito gera uma prestação de serviço do banco para com o cliente, o que caracteriza a incidência do Codigo de Defesa do Consumidor na relação e faz do banco um fornecedor.
Na jurisprudência, é dominante o entendimento quanto à aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor às atividades bancárias.. Dessa forma conclui-se do exposto, que aos contratos bancários, aplicam-se inúmeras disposições do estatuto protecionista do consumidor, Lei nº 8.078/90 e que os argumentos contrários não são validos, para a não aplicação do CDC.



                                                                           Bibliografia.

- WAMBIER, Luiz Rodrigues. Os Contratos bancários e o Código de defesa do Consumidor. In Revista de Direito do Consumidor. São Paulo: RT, Vol. 18, Abr./Jun. 1996.
- NERY JUNIOR, Nelson, Direito do Consumidor, 1992.
- COELHO, Fabio Ulhoa, Curso de Direito Comercial, 1994
- GLITZ, Frederico Eduardo Zenedin. O Código de Defesa do Consumidor e os contratos bancários. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 47, 1 nov. 2000. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/720>. Acesso em: 17 set. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário